22 de jan. de 2013

Dia de Oração pela Vida - 22 de Janeiro

Deixe-o nascer!

Em todas as dioceses dos Estados Unidos, dia 22 de janeiro é um dia especial de oração por todas violações contra a dignidade dos ser humano cometidas por ações abortivas e pela restauração plena das garantias legais ao direito da vida. A missa deve ser celebrada usando o violeta com cor litúrgica; as leituras recomendadas são Is 32,15-18; Tg 3,13-18 e Jo 20,19-23.

Deus quer que vivamos no paraíso. Porém, desde que o aborto está disponível nos Estados Unidos, temos nos convertido em um deserto de virtudes. Assim como o profeta descreve o deserto como uma terra seca e árida, o mesmo ocorre com o país. Mas por meio do mesmo Profeta Isaias, o Senhor nos promete enviar seu Espírito, que ao ser derramado no deserto, fará brotar um jardim maravilhoso. Florescerá com paz e justiça, calma e segurança para todos. Inclusive o bebê no ventre da mãe, o velho frente a morte e o condenado terão esperança. A justiça produzirá a paz e o direito assegurará a tranqüilidade; meu povo habitará em mansão serena, em moradas seguras, em abrigos tranqüilos (Is 32,17-18).

O local onde estavam os apóstolos escondidos após a morte de Jesus também era uma espécie de deserto pois estavam cercados pelo medo das mesmas pessoas que já haviam matado seu Mestre. O ar estava pesado, com o cheiro da morte. É aí que entra o Cristo Ressuscitado, sopra sobre eles, dizendo: A paz esteja convosco". Esta é a paz que o mundo não pode dar, é o mesmo Espírito que leva a vida até o deserto.

Cada vez que enfrentamos a cultura da morte, devemos pedir o dom do Espírito Santo, cujos frutos são a justiça e paz. Justiça para os bebês sobb risco de serem abortados, paz para a vítimas de abusos violentos, justiça para os doutores e colegas que tiram proveito da morte das crianças não-nascidas, paz para as mães que se arrependem dos abortos cometidos. 

Rezamos por este dom do Espírito Santo, por esta paz e justiça. Segundo o apóstolo, também podemos trabalhar para conseguir este dom tendo uma vida virtuosa, buscando a humildade e sabedoria; abandonar os zelos rancorosos e a ambição egoísta, tentando ser "puros, pacíficos, condescendentes, conciliadores, cheios de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimentos (cf Tg 3,17). Que assim, com nossa vida, proclaremos o Evangelho da Vida e renovaremos a terra.

Texto da USCCB em apoio ao dia de Oração pela Vida - United States Conference of Catholic Bishops (Conferência America de Bispos Católicos) 


Nota: quem acompanhou o discurso do Presidente Obama percebeu ele reiterou o apoio aos "direitos" da mulher e casamento homossexuais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...