4 de mar. de 2013

Alguns cardeais, possíveis papas

Assim como sabemos quem são os jogadores do nosso time, o técnico e presidente; prefeito, deputados, governador e presidente; é importante conhecermos aqueles que estão a frente da nossa Igreja. E aproveitando as listas de possíveis papas, vou listar alguns que estão sendo falados aqui pelos EUA:

Europeus:

- Cardeal Peter Erdo, de Budapeste, 60 anos. Foi reeleito para segundo mandato como presidente do Conselho da Conferência Episcopal Européia em 2011, sendo, portanto muito bem visto pelos europeus.

- Cardeal Gianfranco Ravasi, 70 anos, presidente do Pontifício Conselho de Cultura, foi escolhido para liderar o retiro de Quaresma da Cúria. Tem liderado esforços em favor do diálogo com não-cristãos, tendo por base os aspectos morais do Cristianismo. 
Cardeal Scola

- Cardeal Angelo Scola, 71 anos, é o atual arcebispo de Milão. Trata-se de umr espeitado teólogo e apoiador do movimento Comunhão e Liberação, baseado na sua diocese. Se história ajuda, os Papas Pio XI e Paulo VI também eram arcebispos de Milão quando foram eleitos. 

- Cardeal Christoph Schonborn, 68 anos, foi aluno do Papa Bento XVI na Alemanha. Ele pregou o retiro de Quaresma em 1996, a pedido do Papa João Paulo II e foi o principal diretor do Catecismo publicado em 1992. 

Americanos:

- Cardeal Timothy Dolan, 63 anos, arcebispo de Nova Iorque e presidente da Conferência Americana de Bispos. Ano passado destacou-se entre o grupo de novos cardeais pela sua catequese sobre Nova Evangelização. É um excelente comunicador.

- Cardeal Marc Ouellet, 68 anos, é o Prefeito da Congregação dos Bispos, que nomeia bispos celebrantes em latim ao redor do mundo e presidente da Comissão Pontificia para América Latina, stendo por isto grande conhecimento das realidades da Igeja em muitos países. Já lecionou Teologia na Universidade Lateranense, em Roma.

- Cardeal Oscar Maradiaga, 70 anos, salesiano e presidente da Caritas Internacional. Em Honduras é uma referência moral, muito respeitado pela população.

Cardeal Leandro Sandri
- Cardeal Leonardo Sandri, 69 anos, argentino, como prefeito da Congregação para Ritos Orientais conhce bastante bem os problemas nas regiões onde muçulmanos são ampla maioria ou o comunismo dominou por muitos anos. Já foi núncio na Venezuela e México.

- Cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, estudou filosofia e teologia em Roma, trabalho de 1994 à 2001 na Congregação para os Bispos. 

Africanos:

- Cardeal Robert Sarah, 67 anos, é o presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum", que promove e organiza a caridade cristã. Já serviu por nove anos na Congregação para Evangelização dos Povos e fio bispo diocesano em Gana.

- Cardeal Peter Turkson, 64, atual presidente do Conselho Pontifício para Justiça e Paz. É um estudioso bíblico, ativo em questões de diálogo ecumênico e interreligioso.

Asiáticos:

- Cardeal Luis Tagle, 55 anos, arcebispo de Manila (Indonésia). É o mais novo dos cardeais, tendo sido eleito apenas em Novembro de 2012, é líder da única grande nação asiática tradicionalmente católica, é um respeitado teólogo e grande pregador. Mantém um canal no YouTube bastante popular, já serviu na Comissão Teológica Internacional, orgão auxiliar a Congregação Para a Doutrina da Fé. 



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...