10 de mar. de 2013

Como será o conclave


* todos horários citados são os de Roma. Brasilia, São Paulo, Rio de Janeiro estão 4 horas atrás; Nova Iorque e Washington, 5 horas atrás. 

O conclave iniciará nesta terça-feira, quando às 3:45 da tarde os cardeais sairão da Casa Domus Santa Marta para o Palácio Apostólico. As 4:30 entrarão na Capela Sistina em procissão, farão um juramento e o Mestre de Cerimônias promulgará a ordem "Extra omnes", para que todos não participantes diretos do Conclave retirem-se. Cardeal Grech fará uma meditação sobre a grave incubência dos cardeais e a necessidade de agirem com reta intenção para o bem da Igreja Universal. Após, ocorrerá a primeira votação. As 7:00 celebrarão as Vésperas e, após, retornarão à Domus Santa Marta.

Iniciando na quarta-feira, 13 de Março, o dia de atividades iniciará com a celebração de uma Santa Missa às 8:15. Os cardeais devem entrar na Capela Sistina às 9:30, rezar a Liturgia das Horas e iniciar o processo de votação. Em torno de meio-dia há uma pausa para almoço e retorno à Capela Sistina às 4:00, uma breve oração e votações. 

São previstas duas votações pela manhã, duas pela tarde. Os votos são queimados ao final de cada sessão ou imediatamente após a eleição do Papa, ou seja, se na primeira votação o Papa for eleito, veremos a fumaça branca. Em caso contrário, podemos esperar fumaça negra em torno do meio-dia e 7:00 da noite. Se até sexta-feira à noite o Papa ainda não tiver sido eleito, o Sábado será reservado para um dia de orações. 

Tendo por base o histórico dos últimos conclaves, é razoável esperar que o Papa seja eleito a partir de quarta-feira, sendo quinta-feira o dia mais provável. Os fiéis podem e devem participar de maneira indireta, através de orações e jejuns em favor da uma eleição inspirada pelo Espírito Santo, para o bem de toda Igreja. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...